sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Nómadas do nosso tempo!




O céu está forrado de roupagem cinzento-escura. Não existe vento a incomodar a natureza e a longa estrada de água que se exibe à minha frente torna este cenário sublime. 
O horizonte está mais iluminado, colorindo as nuvens de acromia amarelecida com espaços coralinos miscigenados de um suave azul celeste. De quando em vez, um barco de recreio aventura-se rio acima acordando as águas do remanso em que se encontram. Um cavalheiro surge ao fundo, encabeçado por uma touca vermelha de lista branca na base, numa alusão à noite natalícia que lentamente se aproxima.

Há momentos, chegou uma autocaravana francesa que se instalou neste cantinho de Esposende para aqui passar a noite. São os nómadas do nosso tempo que, com casa sobre rodas, viajam pelo mundo, quase sempre, na busca de sol e mar.
Não por acaso, iniciei a leitura do livro de Miguel Sousa Tavares «Não se encontra o que se procura», oferta de natal dos meus afectos do coração - o Carlos Eduardo e a Ana Alexandra - que me transporta para esta forma de liberdade de olhar o mundo.
Das escassas páginas lidas, retenho este pequeno trecho, verdadeira síntese da filosofia de um autocaravanista: “Se pudesse ter uma vida paralela, gostaria de ter a vida de um caracol, carregando comigo a casa e plantando-a onde houvesse sol e silêncio, onde houvesse mar e espaço, onde houvesse tempo e distância”.
Este é também um dos meus maiores prazeres: viajar com a casa sobre rodas, dando qualidade de vida ao tempo que me resta viver. Viajar na aventura, sem rumo nem tempo, na convicção de que mais do que o destino, importa a viagem.

Neste momento, apercebo-me de que o entardecer emerge, precoce e lentamente, embalado por um horizonte escarlate por entre um silêncio que nem o esvoaçar das gaivotas importuna.
Adoro este lusco-fusco da tarde quando, diante de mim, se deslumbra um espelho de água onde se avistam dispersas colunas de luz de fogo trazidas pelos lampiões da marginal. Amo presenciar a cumplicidade dos parcos transeuntes que, aos pares, caminham apressados no passadiço de madeira que corre ao lado do Cávado. O próprio ruído do trânsito, que circula na estrada mais recuada, parece irmanar-se à natureza calma deste início de noite de paz. Daqui a nada, regresso à casa onde as obreiras da gastronomia natalícia preparam o jantar mais esperado do ano. É este ritual pagão que junta os afectos num convívio que se deseja animado e feliz. Oxalá!

2 comentários:

  1. Espero que a leitura desse livro sirva para aumentar ainda mais o gosto que tens por viajar. Um enorme abraço aqui deste lado.

    ResponderEliminar