sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Receita para o suicídio!





Ontem foi dia de Greve Geral, decretada e dinamizada pelas duas centrais sindicais: a CGTP e a UGT. Como sempre, a guerra dos números de aderentes foi o prato quente servido no dia. Se o Governo apresentou indicadores sem pés nem cabeça, as Centrais Sindicais exageraram no diagnóstico sobre o que verdadeiramente se passou. Em minha opinião, os olhos dos sindicatos estiveram centrados em Lisboa, ignorando o resto do país. Enquanto os do Governo, ignoraram Lisboa e viraram-se para zonas mais áridas de participação.

Nestes conturbados tempos de agitação social e de revolta, em face dos sacrifícios por que passam os cidadãos, entristece-me a falta de diálogo e de estratégias conjuntas para a resolução da falta de dinheiro de que o país padece. Há momentos em que só a unidade ajuda a sociedade a voltar ao desígnio do desenvolvimento.

Num destes dias, ouvi o Primeiro-Ministro de Portugal a afirmar que «Só  lá vamos, empobrecendo!». Fiquei aterrado com esta tirada ideológica do homem que comanda os destinos do meu país!
De repente, veio-me à memória o rosto melífluo do Presidente do Conselho dos anos sessenta do século XX, Salazar, que sempre pronunciava idêntico discurso. Razão pela qual Portugal era, à época, um país isolado do consenso das nações e um dos mais pobres da Europa.
Também nessa altura a estratégia de empobrecimento levou a que grande parte dos jovens emigrasse para outras paragens, na procura do sustento e de uma melhor qualidade de vida. Impressiona saber que estamos a caminhar no sentido contrário ao do bem-estar e desenvolvimento social.

Leio, hoje, nos matutinos que o «Governo reitera que não há alternativa à austeridade!». Precisamente no dia em que também se noticia que o prémio Nobel da Economia em 2001 e antigo vice-presidente do Banco Mundial, Joseph Stiglitz, reafirma que as políticas de austeridade constituem uma receita para um crescimento menor, para uma recessão e para mais desemprego.
Ou seja, nas suas palavras, «A austeridade é uma receita para o suicídio económico!».

  Carlos da Gama

                  Fotos: Google Imagens     

Sem comentários:

Enviar um comentário