quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Las Médulas

 




É uma paisagem mágica e idílica aquela que nos surge quando chegamos a Las Mèdulas. A pouco mais de 20 quilómetros da cidade de Ponferrada, Província de Léon, surgem pináculos de terra vermelha e ocre que interrogam de espanto o viajante.

Uma investigação rápida ao google dá conta que aquela paisagem fantástica é o que restou de uma montanha modelada por cerca de 200 anos de exploração mineira a partir do séculos I da era cristã.



São, provavelmente, das maiores minas de ouro a céu aberto do império romano. Aí está demonstrado o génio dos romanos na península ibérica ao ensaiarem uma técnica original de captação de ouro, há mais de dois mil anos, que consistia em escavar cavidades na montanha que eram depois enchidas com água com o objetivo de criar suficiente pressão para fazer explodir a montanha.

Os restos do que ficou, após a exploração aurífera dos romanos, é uma paisagem de terra avermelhada em relevos e de floresta povoada por centenários castanheiros e carvalhos com enormes troncos de formas estranhas e retorcidas que, com o contraste da cor verde da sua folhagem e o dourado das montanhas, empresta um toque exuberante à paisagem.




Declarado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO devido à sua beleza e interesse cultural único, Las Médulas são visitadas por milhares de turistas, sobretudo nos meses da primavera e do outono.

CG




Sem comentários:

Enviar um comentário