terça-feira, 5 de outubro de 2021

Monforte de Lemos

 



Monforte de Lemos é uma pequena vila onde se pensa ter nascido Inês de Castro no ano de 1325 e que fez parte da corte de D. Constança de Aragão quando esta foi a Portugal casar-se com o Infante D. Pedro, filho do Rei Afonso IV. A relação amorosa entre o Infante e Inês de Castro e a sua morte cruel transformou-se no mais famoso e trágico caso de amor da história portuguesa.
Monforte recebeu-nos com tempo morno, apesar da teimosia das nuvens em não deixar o sol brilhar em toda a plenitude. Caminhar pelo seu centro histórico é respirar uma atmosfera de tempos recuados, de pujante e bem restaurada arquitetura medieval desenhando ruas estreitas e empedradas para a vida. E foi essa a razão principal de ter sido declarada como bem cultural de interesse.





Todo o conjunto arquitetónico da Casa do Condado de Lemos é imponente e eleva-se sobre um pequeno promontório donde se avista uma paisagem deslumbrante, com a cidade dispersa a seus pés, num arco de 360 graus.
O palácio da Casa de Lemos, original do século XIII, conserva parte das muralhas originais. Também a Torre de Menagem, da mesma data, e todo o casario e monumentos que lhe estão próximos testemunham a importância que Monforte de Lemos alcançou em séculos passados. Daí avista-se o convento das Clarissas e o Colégio de Nossa Senhora da Antiga.
A cidade é banhada pelo Rio Cabe que é atravessado pela Ponte Velha, construção do século XVI, em pleno casco urbano.




CG


2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar de Monforte de Lemos e achei muito curioso. Incluíram no roteiro por ser a terra natal de D. Inês? Ou estava em caminho?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Ruthia
    Estava no caminho de uma viagem pela Galiza e Astúrias, apesar das nossas viagens terem, quase sempre, um cunho histórico.
    Abraço
    Carlos

    ResponderEliminar