sexta-feira, 22 de abril de 2011

A nossa casa comum!

Adquiri a «Micha» há três semanas apenas. Ela já me proporcionou sensações de liberdade quando me permitiu ouvir o som do mar e o cheiro a maresia. Quando a noite, vestida de luar, se fez acompanhada pelo ronronar da rebentação e a madrugada nasceu de sol aberto e vento sereno e acolhedor.
Foi um dia breve em A-Ver-O-Mar. Com passeio pela marginal ao romper do dia. O baptismo dessas andanças, que se fizeram sonho desde a juventude, não podia ter sido melhor. Pela primeira vez peguei na Micha e rumei para junto do mar. Onde me sinto acolhido quando a praia fica deserta de gente e o horizonte ganha um olhar a perder de vista.
Desde aí, a Micha tem ficado por casa: no local que foi propositadamente preparado para a receber. Visito-a diariamente para que melhor se sinta integrada na família. A burocracia da transição para a minha posse e a dependência, ainda por alguns longos meses, das rotinas laborais, tem impedido que a desfrutemos como é o meu desejo e o da companheira de toda a vida.

Micha

Acolhedora quanto baste, a Micha sente-se preparada para percorrer mundo …  na busca da magia do contacto com a natureza, do convívio com outros povos e culturas e da sensação de pertença mais alargada ao planeta. Como pensava o Sócrates da antiguidade grega, também me sinto mais cidadão do mundo do que europeu ou português. No tempo em que as comunicações estão à velocidade da luz, as fronteiras terrestres são uma versão caduca dos quintais que a idade média reforçou. Hoje, não fazem mais sentido. As fronteiras terão que ser substituídas apenas pelo respeito que a dimensão cultural dos povos merece. Porque o planeta é a nossa casa comum que é preciso usufruir em liberdade e respeito.
Carlos da Gama

3 comentários:

  1. Ola, adorei seu auto caravana, apesar da falta de detalhes me parece ser muito boa. Meu nome é Pedro e sou do Rio de Janeiro Brasil, infelizmente aqui o estilo de vida campista não é tão difundida como ai na Europa, e os preços aqui são absurdos em comparação com os praticados em seu Pais.
    Se for possível gostaria de saber o valor pago pelo auto, mais para efeito de comparação.
    Posso até lhe dizer que aqui um auto destes, esta custando, acredite, coisa de 150 mil euros.
    Desde ja fico-lhe muito agradecido.E boas aventuras com a Micha.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Agradeço a sua mensagem. A Micha é de fabrico alemão (marca Knaus). É uma autocaravana de gama média e o seu custo ronda os 65 mil €uros.
    Tem acabamentos de qualidade e uma garagem que transporta as 2 bicicletas que utilizamos (eu e a minha esposa) quando queremos conhecer os locais que visitamos.
    Sabe: um dos meus sonhos era percorrer esse imenso e belo país que é o Brasil com a Micha. Mas a distancia e o oceano tornam as coisas difíceis.
    Assim, contento-me por visitar os paises africanos, a Europa e a Ásia.
    Este tipo de turismo de proximidade que a Micha permite é um sonho de juventude que se concretizou há algum tempo. Antes percorri a Europa com o iglô na bagajeira do meu carro. Porque adoramos o contacto com a natureza.
    Seja bem-vindo a este meu muro de desabafos. Agradeço-lhe, uma vez mais, o seu post e desejo-lhe tudo de bom na sua vida.
    Até sempre
    Carlos da Gama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico agradecido pela resposta e sonhando um dia viajar pela Europa a começar por Portugal. Infelizmente aqui no Brasil os preços são abusivos e há poucas áreas de Camping.
      No mais tudo de bom para você e seus familiares e que passeiem bastante com a Micha.

      Eliminar