domingo, 7 de julho de 2013

Chaves, no regresso!



Reencontramo-nos com o nosso país, em Chaves, após percorrer as auto-estradas de Espanha, desde Leão. 
A cidade recebe-nos com um semblante carrancudo de nuvens negras e com algumas gotas de chuva fria.

Estacionamos na margem do Tâmega para passar o resto do dia e pernoitar, pela primeira vez, nesta cidade do interior. 

As águas deste calmo rio dão-lhe uma beleza peculiar.

As suas margens são como que um palco onde pessoas anónimas caminham apressados e de rostos fechados, quem sabe, ruminando os propósitos de que se faz as suas vidas. 

Talvez por isso, o semblante de quase todos parece-me nostálgico e apreensivo. 

 No final da viagem, que nos levou até à Normandia, um sentimento paradoxal invade-me a alma. 

Por um lado, é a saudade a empurrar-me para mais perto dos afectos, razão de ser da nossa vida. 

Por outro, liberta-se de mim uma nostálgica emoção pelo regresso a um país que, de momento, preferia mais afastado.

Porventura, porque estas viagens fazem de mim, cada vez mais, um cidadão do mundo. 

 Mas, também, porque este meu país permanece idêntico ao que o Eça pintou na sua magistral prosa: pequeno de alma, invejoso por natureza, saloio por devoção, bisbilhoteiro quanto baste e egoísta por tradição. 

Não aprendeu nada com a passagem do tempo.

Prefiro pensar que talvez este seja um pensamento injusto que se liberta de mim num momento de imensa nostalgia que a meteorologia de Chaves aprofunda! 

Fotos: CG e Tonicha

Sem comentários:

Enviar um comentário