quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lekeitio


Percorremos a costa basca, de Saint-Jean-de-Luz, até à povoação espanhola de Lekeitio, município da província da Biscaia, comunidade autónoma do País Basco.

Vivemos momentos de puro êxtase quando admiramos as vertiginosas falésias que nos acompanham pelo itinerário escolhido. 
Aqui e ali surgem povoações de pescadores deste mar temerário da costa basca.
Lekeitio foi um destino escolhido ao acaso. 
Após a visita aos locais mais importantes da vila, ficamos com a sensação de que foi uma escolha acertada.
Uma cidade onde a bandeira basca é exibida com notório orgulho e o seu idioma marca presença em toda a publicidade, sem qualquer tradução para o castelhano.
Não será por acaso o grande número de típicos gorros bascos, negros ou vermelhos, que vimos usados pelas gentes de Lekeitio. 
Talvez porque por aqui, mais que em outro qualquer local do país basco, que visitamos, sente-se a identidade de um povo que, há muitas décadas, luta pela independência.
Na Praça da Independência, que circunda a igreja paroquial da Assunção de Santa Maria, de construção quinhentista, a música basca brota de alguns altifalantes do coreto, certamente para acrescentar vida ao pequeno mercado de produtos locais. 
Foi, precisamente, nesta Praça que iniciamos a visita a Lekeitio donde, para além da Igreja, se destaca o monumento de Pascual Abaroa. 
Apreciamos, mais ao fundo, o porto Txatxo com uma permanente actividade pesqueira e a ermida de San Juan Talako, com magnificas vistas da costa biscaia.
Hoje é sábado. Daí, talvez, o rebuliço que se ouve nos cafés e restaurantes que bordejam a marina. 
Também nas tascas o ambiente é festivo, com homens e mulheres, jovens e mais idosos, num salutar convívio, acompanhado de copos de vinho.
O mar lá está, sereno e de um azul que prenuncia pouco chão. 
A Ilha de San Nicolás, que se ergue em frente da marina e que se pode aceder a pé em maré baixa, ajuda a suster a bravura dos ventos em tempos mais afoitos.
Ao redor da Vila, os montes estão polvilhados das características casas bascas e de um verde de relva que torna a paisagem admirável.
Valeu a pena, por certo, esta paragem em Lekeitio, considerado um dos portos mais pitorescos e com maior tradição pesqueira de todo o litoral basco.

Sem comentários:

Enviar um comentário