sábado, 5 de julho de 2014

Saint-Jean-Pied-de-Port



Chegamos a Saint-Jean-Pied-de-Port, pequena cidade medieval do sudoeste de França, na fronteira com a Espanha. 

Bem aos pés dos Pirenéus, cercada de montanhas e com o Rio Nive a embelezar-lhe as feições, esta cidade foi, em tempos, o último reduto de reunião antes da chegada à Espanha, no caminho para Santiago de Compostela.

É considerada uma das mais belas cidades do país basco francês. 
Do alto da cidadela, cercada por muralhas do século XVIII, descobre-se uma linda vista da cidade e das verdes montanhas que a cercam. 

O cheiro que se sente por aqui, nesta tarde ensolarada, é o que resulta do labor agrícola e das pastagens.

Pela tarde, percorremos a Rua da Cidadela, cujo casario nos transporta a tempos imemoriais. 

O vermelho-escuro, muito presente no país basco, predomina nas portas e janelas de suas casas, muitas datadas dos séculos XVI e XVII e exibindo o nome do primeiro proprietário e a sua profissão. A mais antiga data de 1510.
Ao entardecer, foi bom sentir o bulício calmo do recolher. As ruas ficaram quase desertas. 

Apenas alguns turistas percorriam as de maior encanto, sobretudo as que bordejam o rio e entram pela cidadela. 

A ponte sobre o Nive, que atravessa a cidade, oferece-nos uma das mais deslumbrantes visões, com os raios quentes do pôr-do-sol a reflectir as fachadas do casario.

Ao cair da noite, colocamo-nos no cimo de uma escadaria fronteiriça à rua principal, que dá para um belo jardim e um pequeno parque infantil, a admirar a beleza de Saint-Jean-Pied-de-Port, com as casas de cores branca e vermelho-escuro e de alpendres em madeira pintada desta última cor. 

A arquitectura basca, estendida pelo verde dos montes que ondulam ao redor da cidade, empresta-lhe um encanto de cismar. 

Esta beleza dos Pirenéus Atlânticos prende-nos o olhar, embriaga-nos a alma e faz-nos acreditar num regresso breve a estas paragens.

Sem comentários:

Enviar um comentário