«É difícil permanecer imperador na presença do médico e mais difícil permanecer homem...»
Marguerite Yourcenar in «Memórias de Adriano»
A diabetes, descoberta alguns anos antes de atingir as cinco dezenas, estava devidamente controlada, naturalmente, à custa de uma radical mudança dos hábitos alimentares.
Nos últimos tempos, porém, Narciso deu-se conta de que se levantava de noite sempre com uma teimosa vontade de urinar.
Sabia que era normal o crescimento da próstata nos homens a partir dos cinquenta anos. Mas o aperto cada vez maior que sentia na bexiga durante a noite começava a perturbá-lo em demasia, pelo que resolveu ouvir o parecer de um urologista.
Renegou os populares preconceitos de que a visita àquela especialidade médica propicia uma situação constrangedora, quer pelo exame do toque retal, quer pela eventual gravidade do problema poder comprometer a vida sexual dos pacientes.
Não se surpreendeu quando, na sala de espera do consultório, reconheceu alguns amigos, que disfarçaram um olhar comprometido e embaraçado. Quase todos estavam ali pelos mesmos sintomas, mas, numa primeira abordagem, cada um fazia questão de apoucar o seu problema com a evasiva de que se tratava «tão-só da hipertrofia benigna da próstata!».
O problema de saúde do Narciso era esse mesmo. Mas percebeu o acanhamento e a fuga para a frente daqueles companheiros de vida: ninguém gosta de exibir aos outros as fragilidades mais íntimas de saúde. Mas, como dizia alguém, é a vida!
CG
Pelo menos, deu para relembrar algumas caras do passado, na sala de espera do consultório. :)
ResponderEliminarPois ... estes problemas surgem em determinada idade, pelo que é fácil encontrar amigos do passado nestes ambientes....
ResponderEliminar