terça-feira, 25 de junho de 2013

Arromanches-Les-Bains: a memória de um pesadelo!





Está cumprido o principal objectivo da viagem: visitar a Normandia e, fundamentalmente, os locais onde teve lugar o desembarque das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial. 

E cá estamos num dos locais centrais onde isso aconteceu: Arromanches-Les-Bains.
Toda a Vila de Arromanches vive dessa memória.

E ainda é possível ver as bandeiras americanas, inglesas e canadianas engalanadas nas ruas principais e nos edifícios públicos, resultante da comemoração do dia 6 de Junho de 1944. 

Foi nesta data que se iniciou a «Operação Overlord», na qual participaram cerca de 180 mil jovens soldados que sacrificaram as suas vidas para devolver a liberdade ao continente europeu e combater o totalitarismo nazi.

Arromanches-Les-Bains oferece ao visitante um museu dedicado ao desembarque e um cinema circular onde é possível reviver a história do «Dia D».

E a sua praia exibe, ainda, vestígios do porto artificial que a engenharia inglesa construiu para assegurar a logística da frente de guerra. 

Uma notável obra de engenharia cujos elementos pré-fabricados foram transportados desde a Mancha e sem a qual tudo teria sido diferente.

Estar aqui, num dos locais onde se iniciaram as operações que abriram caminho à vitória contra o III Reich, é reviver a memória de um tempo de barbárie. 

É, também, prestar um tributo aos 35 mil soldados das forças aliadas e aos mais de 20 mil civis que morreram na batalha da Normandia. 

Mas é, sobretudo, sentir a emoção à flor da pele e sonhar com a utopia de que um dia o homem não mais use de crueldade para com o outro ser humano.

Também aqui se aprende melhor a respeitar e a admirar um dos políticos mais notáveis da história europeia: Winston Churchill. 

E a ter um especial respeito pelos países longínquos que ofereceram o martírio dos seus filhos para ajudar a libertar o velho continente: os Estados Unidos da América e o Canadá.

 Fotos: CG e Tonicha

2 comentários:

  1. Olá Carlos Gama
    Já por aí passei mais de uma vez, e, ainda não vi tudo.
    Espero dê um saltinho ao Mont St Michel, para descomprimir.
    Caso passe da Irlanda para França, talvez ainda aí dê um 'pulinho' de novo.
    O meu abraço de Glasgow a caminho da Irlanda.
    António Resende

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Resende
    Já estive num dos locais de sonho da Normandia. O Mte St Michel é, sem dúvida, um ícone da França, onde se respira muito da história daquele país.
    Foi a primeira vez que o visitei e adorei.
    Continuação de boa viagem por essa Escócia de paisagens de sonho. Parabéns pelas fotos.
    Abraço do CG

    ResponderEliminar