quinta-feira, 27 de junho de 2013

Point du Hoc - a bravura dos rangers!





É arrepiante saber que os soldados aliados subiram esta falésia, de cerca de 30 metros de altura, perante uma poderosa frente de artilharia alemã, escondida nos vários bunkers que vigiavam toda aquela costa. 
E custa a crer que tal feito aliado tenha obtido sucesso.


As tropas ocupantes dispunham de uma artilharia capaz de varrer um largo sector da costa. 
E isso constituía uma enorme ameaça apontada às praias próximas escolhidas para o desembarque dos aliados: Utah Beach, a oeste, omaha beach, a leste.

Por isso os alemães gabavam-se de que aquela frente de mar era inexpugnável e inacessível a um ataque dos aliados. Mas provou-se que para estes não havia impossíveis.

Apesar da grande perda de vidas humanas, o exército americano enviou, por mar, uma patrulha de rangers para tomar o local, trepando pelas falésias para atingir o cume e derrotar as tropas alemães ali barricadas em poderosas fortificações e trincheiras. 

Após tomarem a posição de Point du Hoc, as tropas americanas conseguiram destruir os canhões de artilharia inimiga e aguentaram a posição por mais dois dias, até serem rendidas pelas tropas que, entretanto, tinham desembarcado em omaha beach.


As perdas são enormes. dizem as estatísticas da guerra que, passados dois dias de combates, dos 225 rangers a quem foi confiada a missão de subir as falésias, com escadas de cordas, somente 90 estavam em condições de combater e carca de 80 tinham já perdido a vida. 

Ao passar por ali, senti um enorme orgulho pelos jovens soldados que vieram de todo o continente americano sacrificar as suas vidas em nome da liberdade.

Aos milhares de soldados de várias nacionalidades que perderam as suas vidas na região da Normandia, a Europa fica a dever uma eterna gratidão!


 Fotos: CG

Sem comentários:

Enviar um comentário