sexta-feira, 8 de julho de 2016

S. Rodez



S. Rodez é uma cidade a que dedico afectos. Estive aqui há mais de 25 anos, quando viajava pela Europa com uma pequena tenda de campismo na bagageira do carro.
Por isso, a primeira visita que fiz foi ao parque de campismo - Camping Layoule - para matar saudades de um tempo distante … mas ainda tão perto.
Ainda lembrava bem do som das águas do rio que por ali serpenteia e da casinha branca onde ainda hoje se faz o check-in.
É impressionante como as emoções brotam tanto tempo passado. 
Olhei para o fundo do parque para adivinhar o local em que coloquei a tenda e vi os infantes a brincar por entre o verde do chão e do arvoredo. 


Rodez é a capital de Aveyron, departamento onde se encontram das mais belas criações francesas, como o Viaduto de Milau, a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de altura e o roquefort, famosa variedade de queijo produzido com leite de ovelhas.

A cidade cresceu muito desde então e está mais moderna. 
Gostei de revisitar um dos ex-líbris de S. Rodez, a Catedral  de Notre Dame de Rodez, de estilo gótico e construída entre os séculos XII e XVI.
Na Place de la Cité, na Place du Bourg e na Rue de Neuve podem ser vistas belas casas renascentistas entre lojas e cafés que se juntam lado a lado. Em suma: uma bela cidade a visitar!


Sem comentários:

Enviar um comentário