terça-feira, 15 de outubro de 2013

Asilah - Moulay Bouselham (15.10.2013)





Deixamos para trás a bela cidade de Asilah logo pela manhã para rumarmos à instância turística de Moulay Bouselham.
Enquanto percorremos a estrada N1, o piso foi bastante razoável e a viagem fez-se sem qualquer percalço. 
No entanto, após a travessia de Larache, o GPS levou-nos por uma via regional que nos pareceu, de imediato, intransitável, tão mau era o estado do piso. Mais parecia que tinha sido bombardeada há já um bom tempo.
Enquanto nós rodávamos muito lentamente, os marroquinos viajavam a todo o vapor com os seus velhos Mercedes já bem habituados àqueles solavancos.
Passamos por «Al-qasr al-Kebir», a fatídica «Alcácer-Quibir» do Rei D. Sebastião. Nem por acaso, a manhã por cá estava muito turva de nevoeiro, como que a lembrar o Rei português que aqui deixou a vida numa aventura que, à época, tanto prejudicou o Reino de Portugal.
Moulay Bousselham é uma bela instância de lazer. Exibe uma baía onde imensos barcos azuis fazem a corte aos turistas, quer para lhe vender algum pescado, quer para um passeio ao longo da baía.
De tarde, após adquirir alguns sargos a um pescador amador, fui surpreendido com um convite para tomar chá em sua casa. É lendária esta simpatia dos marroquinos para com os estrangeiros com quem ganham confiança. 
Não será por acaso que Marrocos é já um dos principais destinos turísticos de muitos europeus que decidem passar aqui uma parte das suas vidas.

3 comentários:

  1. Uma ótima altura para se viajar em Marrocos, sobretudo na zona de Tiznit.
    Essa estrada que descreve, ainda está nesse 'estado'? Jurei não passar aí de novo... realmente é uma pêna... Mesmo assim, é sempre diferente de se fazer a AE...
    Votos de boa viagem.
    António Resende

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Obrigado, Resende.
      Só entra naquela via quem desconhece a que a foto documenta. Mas... na primeira quem quer cai...rss
      Pois... Marrocos é fascinante. Nesta época vêm-se poucas AC's, mas é muito bom viajar por cá. É a primeira vez que visito este país. E estou a adorar.
      Um abraço e até sempre.
      Carlos da Gama

      Eliminar