terça-feira, 21 de junho de 2016

Afsluitdijk e Hindeloopen












De Hoorn para Hindeloopen passamos pelo maior dique da Holanda, chamado de Afsluitdijk, com um comprimento de cerca de 32 quilómetros, uma largura de 90 metros e de 7 metros sobre o nível do mar. 
O dique, ao fechar o mar, criou o enorme lago Yssel (hoje de água doce) que é o maior da Europa Ocidental.

Esta construção, ideia do engenheiro holandês, Cornelis Lyle, na altura ministro das obras públicas, teve como objectivo combater as grandes inundações que periodicamente ocorriam naquela zona motivadas pelos temporais e marés.


É uma obra grandiosa que honra o génio holandês que, durante séculos, precisou de desenvolver para proteger o país contra a água pois grande parte do território fica abaixo do nível do mar.







Pelo final da tarde, procuramos pernoitar em Bolsward, uma pequena cidade da província da Frísia. 




No entanto, uma certa confusão de trânsito e o equipamento da área de serviços de motorhomes vandalizado, levou-nos a percorrer mais cerca de uma vintena de quilómetros e descansar em Hindeloopen.

E ainda bem que assim fizemos porque descobrimos uma das mais belas aldeias que vimos na Holanda, localizada nas margens do grande Lago Yssel, atrás referido. As suas pequenas casas coloridas, seus canais e pontes fazem desta localidade uma jóia dos vilarejos pitorescos e tradicionais que a Holanda tem de sobra.


3 comentários:

  1. Respostas
    1. É mesmo espectacular aquele imenso verde a desaguar no desmedido azul de mar do Lago Yssel. Mas Hindeloopen prende-nos pelo encanto das suas ruas empedradas, pelas casas semeadas por entre canais, pela marina que abriga milhares de amantes de viagens ...
      É (quase) o paraíso!
      Bjo princesa!

      Eliminar